quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Você é Ciumenta? Saiba Até Onde o Ciúme é Saudável

Não é de hoje que um ciumezinho da uma acalorada no relacionamento. Há quem diga que é uma forma e cuidar de quem amamos. Mas quando o ciúme se torna o vilão da história, e a convivência já não é mais um prazer! Entenda o que é Normal e  o que é Patológico.




               Não é de se estranhar que nos dias de hoje o ciúme esteja cada vez mais frequente nos relacionamentos. O ciúme é uma emoção humana muito comum, podendo ser difícil a distinção entre o que é normal e o que é patológico. Segundo o site psiqweb o ciúme patológíco esta associado ao TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Trata-se de uma doença torturante, que causa sofrimento à todos os envolvidos. O ciumento sofre com o que ele acredita ser verdade, e o companheiro sofre com as desconfianças e acusações, muitas vezes sem fundamentos. O companheiro do ciumento, por sua vez, vive ocultando fatos e informações na tentativa de amenizar a situação, mas acaba piorando ainda mais.
               Nas mulheres, os períodos da gravidez e menopausa seriam os de maior incidência, pois são períodos de redução da auto-estima e aumento da insegurança.


Como diferenciar


         Normal ou patológico? Enquanto o ciúme normal seria transitório, específico e baseado em fatos reais, o Ciúme Patológico aparece como uma preocupação infundada, absurda e emancipada do contexto. Enquanto no ciúme não-patológico o maior desejo é preservar o relacionamento, no Ciúme Patológico haveria o desejo inconsciente da ameaça de um rival. 
               As ações mais frequentes do ciumento é verificar se a pessoa está onde e com quem disse que estaria, abrir correspondências, ouvir telefonemas, examinar bolsos, bolsas, carteiras, recibos, roupas íntimas, seguir o companheiro(a), e até contratar detetives particulares. Toda essa tentativa de aliviar sentimentos, além de reconhecidamente ridícula até pelo próprio ciumento, não ameniza o mal estar da dúvida. 
             O sentimento mais presente no ciumento é a dúvida e a desconfiança, tanto que há relatos de uma mulher que assinava o pênis do marido  no início do dia, e conferia a presença da assinatura ao final do dia. Os ciumentos estão em constante busca de evidências e confissões que confirmem suas suspeitas mas, ainda que confirmadas pelo(a) companheiro(a), essas inquisições permanentes parecem trazer mais dúvidas ainda, ao invés de tranqüilidade.


O que fazer para salvar seu relacionamento


              Identifique se o seu ciúme é patológico. O primeiro passo é aceitar que você está doente.
              Procure tratamento. Sessões de terapia, e se necessário, o uso de medicamentos indicados pelo terapeuta proporcionam alivio dos sintomas. 

             Aceitar a doença e buscar tratamento é, não só o resgate de um relacionamento com o outro, mas o resgate de um relacionamento com você mesma. Recuperar sua auto-estima, pensar mais em você (e menos no que seu companheiro está fazendo), ter momentos de paz e felicidade quando está com seu gato, com suas amigas ou mesmo sozinha. 
               Invista em você, cuide-se, faça o que gosta, pratique uma atividade física. O mais difícil pode ser dar o primeiro passo, mas se ele não acontecer você perderá todas as flores do caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...