A infecção urinária não é transmitida de uma pessoa para a outra e atinge rins, bexiga, ureteres e uretra. Para cada um desses órgãos existe um tipo diferente de infecção.
Uretra (elimina a urina)
Infecção: Uretrite
Contágio: por via sexual. em geral, está relacionada a doenças venéreas, como gonorréia e clamídia.
Sintomas: dor para urinar e corrimento.

Bexiga (armazena a urina)
Infecção: Cistite
Contágio: por bactérias do próprio intestino. As mulheres são mais afetadas, pois tem a uretra mais curta. O problema é mais comum no inicio da vida sexual - o pênis atrita com a vagina, machucando-a e permitindo a colonização de bactérias.
Sintomas: dor na parte baixa da barriga,ardor na hora de fazer xixi e vontade de urinar mesmo quando não existe líquido a ser eliminado. Em, geral, a bexiga retém as bactérias. Porém, quando sobem para os rins, atingem o ureter, canal responsável pela ligação entre o rim e a bexiga.
Rins (produzem a urina)
Infecção: Pielonefrite
Contágio: a cistite frequente pode induzir algumas bactérias a subirem para o rim.
Sintomas: além dos sinais da cistite, febre, mal-estar, calafrios e dor nas costas.
8 hábitos que salvam você da infecção urinária
1 - faça xixi quando der vontade. reter urina eleva as chances de multiplicar as bactérias.
2 - após urinar, passe o papel da frente para trás. Se fizer o contrário, poderá puxar bactérias do intestino para a vagina.
3 - urine depois da relação sexual. Durante o ato, o pênis pode machucar o canal uretral, e nesse caso a urina ajuda a lavar as bactérias localizadas nessa região.
4 - no sexo, esteja bem lubrificada ou use lubrificante à base de água. Isso evita fissuras na vagina (que facilitam a entrada de bactérias).
5 - Tome bebida lactea com lactobacilos vivos uma vez ao dia. Eles ajudam a proteger a flora vaginal e competem com as bactérias que causam infecções. Diabéticos deve evitar essa bebida por causa do açúcar.
6 - Beba 1/2 copo de suco de cranberry comprado pronto (custa em média R$11). Ela deixa a urina mais ácida, combatendo as bactérias.
7 - quem tem cistite frequentemente deve, sob recomendação médica, tomar antibiótico preventivo.
8 - faça exames ginecológicos anualmente ou quando notar algo diferente na vagina, como aumento de umidade ou coceira.
Em condições normais de saúde, a acidez do PH vaginal e os anticorpos da vagina impedem a proliferação das bactérias. Porém, em caso de queda da imunidade, estresse, depressão ou corrimento, fique atenta, pois as bactérias podem colonizar a bexiga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário