quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Aprenda como colorir seu cabelo com hena

A hena é um pó natural extraído das folhas de uma árvore típica da índia e do norte da África. Como tintura, ela cria reflexos leves e disfarça os primeiros fios brancos. O resultado varia de cabelo para cabelo, de acordo com o tom. Se o cabelo for escuro, ficará com um leve reflexo avermelhado. Se for claro, o castanho-avermelhado ficará mais intenso. Quanto mais tempo a hena permanecer no cabelo mais avermelhado ele ficará. 
A hena ainda ajuda a controlar a oleosidade, combate a caspa e fungos que se instalam no couro cabeludo, é ótimo para quem tem cabelos finos, pois deixa o fio encorpado. Por ser natural e não ter risco de intoxicação, pode ser usado por quem faz quimioterapia ou tem alergia à tintura e ainda por mulheres grávidas.  
Para quem já tem fios mais ressecados  vale acrescentar 1 colher (sopa) de iogurte natural mais 1 colher (sopa) de óleo de amêndoas (ou de canola ou de milho) a mistura de hena.


Passo a passo

1 - Aplique a hena com o cabelo sujo. “O produto fixa melhor”, diz Karina – farmacêutica da Weleda (laboratório de cosméticos naturais).

2 - Despeje o pó em um recipiente, adicione água fervente e mexa até virar creme. “Se quiser um tom mais escuro, substitua a água por chá preto”, ensina a farmacêutica.

3 - Passe a mistura na raiz e espalhe no fio com um pente, em direção as pontas. Para tingir os fios brancos, deixe a mistura mais tempo  na raiz (cerca de 5 minutos) antes de espalhar até as pontas.

4 - Envolva o cabelo numa toalha molhada (separe uma toalha velha, que possa manchar) e coloque uma touca térmica, papel filme ou papel alumínio. 

5 - O tempo de espera varia; em média, 30 minutos bastam. Fique atenta à reação do cabelo e lave quando atingir a cor certa.

6 - Enxague a cabeça com água morna, aplicando xampu e condicionador.




Se quiser um tom mais dourado deixe por 15 minutos;

Se quiser um tom mais acobreado deixe por 25 minutos;

Se quiser um tom mais vermelho deixe por 40 minutos.



Fique atenta: nem todas são puras.

O dermatologista alerta:

·                     A hena pura tem o tom alaranjado na mistura. Desconfie daquelas que são pretas ou castanhas, por exemplo. Elas levam corantes na composição.
·                    Prefira o pó de hena 100% natural. É facil de encontrar em lojas de cosméticos e farmácias.
·                   Leia o rótulo na embalagem e fuja das marcas que misturam metais pesados na fórmula. Eles prejudicam os cabelos que sofreram químicas e chegam até a modificar a estrutura dos fios.

Ao contrário das tinturas, a hena não penetra na cutícula dos cabelos e por isso é uma tintura temporária. Para manter a cor e disfarçar fios brancos é necessário repetir a coloração a cada 15 ou 20 dias. Vale lembra que se forem muitos fios branco (mais de 30% do cabelo) a coloração com hena não será suficiente para cobri-lo e ainda podem ficar com tom alaranjado, então, cuidado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...